3 elementos essenciais para Storytelling e Comunicação

Existem várias ferramentas e técnicas para comunicação e para a construção de histórias.

Durante nossos estudos sobre comunicação e storytelling, eu e Flávia Travaglini percebemos que construir e contar histórias vai muito além do técnicas e estruturas. Existem alguns elementos que são essenciais para a comunicação.

Como um fotógrafo que não basta que apenas tenha um equipamento de última geração, ele precisa saber qual a melhor lente deve usar para cada ocasião, tem de ajustar o foco, o tempo de abertura, compreender a luz do momento e principalmente ter a sensibilidade do clique na hora certa.

Entendemos que antes de iniciar a construção de uma história e a estratégia de comunicação, devemos ajustar nossas “lentes”. Para isso detalharemos 3 elementos que acreditamos que são essenciais para a comunicação e para o storytelling.

  1. In Foco – olhar para dentro
  2. Abertura – empatia com a audiência
  3. Macro – Ampliando o olhar

IN FOCO

Como você se comunica com você mesmo?

Isso mesmo!

Como você se comunica com você mesmo?

Através de sua fala, seus pensamentos, suas crenças e suas atitudes, você se comunica internamente. É essa comunicação que constrói nossos relacionamentos, que nos motiva, que faz com que você ultrapasse obstáculos na sua vida e principalmente influencia como você se comunica com as outras pessoas e como suas mensagens impactam todos ao seu redor.

Primeiro é preciso entender sua história, horar e respeitar os momentos significativos da sua vida, sejam eles agradáveis ou não.

Para isso faça uma lista dos seus momentos “UAU!”. Aqueles momentos em que você se sentiu poderoso(a), forte, corajoso(a), ou seja, “top das galáxias”, aquele momento que talvez nem você acreditasse que seria capaz de fazer o que fez. Talvez foi algo simples, como tirar uma nota alta na escola, ou marcar um gol no jogo de futebol com os amigos, ou talvez, quando você entrou na faculdade, seu primeiro emprego, um elogio que recebeu, enfim faça uma lista com pelo menos 5 momentos “UAU!”.

Nossa vida não é feita apenas de momentos felizes, existem aqueles momentos em que falamos “Que M#*!@!!!”.

São aqueles momentos que queremos esquecer, mas sempre estão em nossas mentes, muitas vezes nos atrapalham de forma inconsciente, nos limitam e desejamos voltar no tempo para mudar o resultado daquela ação. Faça uma lista com seus momentos “Que M#*!@!!!” , pode ser um projeto que não deu certo, uma oportunidade perdida, a partida de uma pessoas especial, uma palavra que não deveria ser dita, enfim faça uma lista com pelo menos e momentos “Que M#*!@!!!”.

Olhando para as duas listas as perguntas que queremos fazer para você são:

O que você aprendeu? O que você ensinou?

Qual história escolho contar?

Quando justamos nosso foco para essas perguntas passamos reconhecer nossos aprendizados, nossos talentos e principalmente quem somos. Temos mais atenção às nossas falas, nossos pensamentos, nossas crenças e nossas atitudes

É possível entendermos nosso propósito de vida e que história queremos construir daqui para frente, aprendendo e ensinando!

ABERTURA

Como um fotógrafo que ajusta o tempo de abertura de sua máquina para cada ambiente, devemos ajustar nossa comunicação de acordo com nossa audiência.

Empatia é a palavra de ordem.

Temos que entender com quem nos comunicamos, entender o mundo e a história do outro.

Dessa maneira podemos ajustar nossa linguagem para que seja acessível à nossa audiência. Em algumas situações encontramos pessoas que utilizam tantos termos técnicos que sua audiência mal compreende o tema exposto.

É preciso saber com quem você está se comunicando, entender seus comportamentos e atitudes, sua linguagem e respeitar o mundo do outro. Quando criando uma empatia forte acontece o que chamamos de Campo Relacional, ocorre uma conexão tão forte que a comunicação se torna extremamente eficiente!

MACRO

O termo macro no remete a algo grande, extenso, amplo. Porém na fotografia, uma lente macro é utilizada para captar imagens de pequenos seres e objetos ou detalhes que normalmente passam despercebidos no nosso dia-a-dia, nomalmente são fotografados em seu tamanho natural ou levemente aumentados através da aproximação da câmera.

Entendemos o Macro como o mundo em detalhes.

Quando nos comunicamos devemos entender em qual contexto, nós e nossa audiência, estamos inseridos, o que acontece ao nosso redor. Ao transmitir dados e informações é preciso entender esse contexto e ampliar nosso olhar aos detalhes.

Dessa maneira podemos impor limites à nossa comunicação, deixando ela mais objetiva e transmitindo a mensagem desejada minimizando distorções e ruídos.

Os 3 elementos – Infoco, Abertura e Macro – nos permitem ajustar nossas “lentes”para que nossa comunicação se torne eficaz, no possibilita construirmos histórias inspiradoras, nossas próprias histórias.

Segundo Platão, quando contamos nossas histórias elas inspiram e guiam os outros a serem os heróis da narrativa da vida deles!

Um grande abraço!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *