Como Transmitir sua mensagem e ser ouvido!

Você já passou por uma situação em que você quis se comunicar, mas teve a sensação de não ser ouvido?
Ou melhor…
Realmente não foi ouvido! Sua mensagem não foi transmitida da maneira que você desejava.
Já passei por vários desses momentos frustrantes.
Claro que minha conclusão era de que as OUTRAS pessoas não estavam prontas para entender minha mensagem. Era tão óbvio o que eu dizia, que eu não conseguia entender como não compreendiam o que eu queria passar.
Isso aconteceu com colaboradores, colegas de trabalho, chefes e até mesmo dentro da família.
Sempre tive a facilidade de falar em público, sou extrovertido, bom de improviso, divertido, mas tudo isso nunca garantiu que minha mensagem fosse compreendida pela minha audiência.
E quando falo audiência, me refiro a qualquer pessoa que esteja me escutando ou lendo (como você nesse momento).
Por esse motivo fiz várias formações em oratória, PNL (programação neurolinguística), coaching, storytelling, linguagem ericksoniana, entre outras.
Percebi que o problema não era minha comunicação externa, o que eu falava para as outras pessoas, o problema estava na minha comunicação interna, o que eu falava para mim mesmo.
Muitas pessoas que me procuram para wokshops e mentorias em comunicação e oratória querem melhores técnicas de apresentação, querem aprender a falar como os grandes palestrantes do mercado.
E eu sempre começo o processo pela própria história da pessoa. Quem ela é? O que ela faz? Pelo o que ela é apaixonada? Quais são seus valores?
As respostas dessas perguntas nos permitem encontrar a CHAVE da nossa comunicação, nossos…
Conhecimentos
Habilidades
Atitudes
Valores
Excelência
Compreendendo a CHAVE, compreendemos nossos recursos e nossos pontos de melhoria.
E assim podemos descobrir nosso mindset comunicador, nossa identidade como comunicadores.
Julian Treasure em seu TED Talks – Como falar para que as pessoas queiram ouvir. – sugere 4 pilares para que nossa fala seja poderosa e cause impacto, esses pilares formam a palavra HAIL (aclamar em inglês). E o que essas letras representam?
O H significa honestidade, você tem que ser verdadeiro com o que você transmite, ser direto e claro com a mensagem que você está passando. O A significa autenticidade, para mim esse é o pilar mais importante, ser autêntico, ser você mesmo, sem se comparar com os outros, encontre sua forma de comunicar, encontre sua própria verdade, sua própria voz. O I significa integridade, é ser congruente com suas ações de acordo com o que você fala, ser alguém confiável que realmente faz o que fala. E o L significa love (amor), amar a sua audiência, querer o bem das pessoas com quem você está se comunicando, compreender o mundo do outro, sem julgamentos.
Quando aprendi a usar HAIL as pessoas passaram a me ouvir de verdade e eu passei a comunicar com assertividade. Isso impactou tanto minha vida, que hoje ensino esses 4 pilares para meus clientes nas mentorias e nos workshops.
Lembre se, encontre sua CHAVE e pratique o HAIL.
Seja você mesmo, seja ouvido e seja aclamado por sua audiência!
Um grande abraço!

Link do TED Talks do Julian Treasure:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *