“Eu não caí, eu desmoronei.” A Jornada do Herói de Neymar no novo comercial da Gillete

No novo comercial da Gillete, uma de suas patrocinadoras, Neymar faz um desabafo:

“Eu não caí, eu desmoronei.”

A narrativa emocional do comercial se utiliza da Jornada do Herói, onde o indivíduo em seu mundo comum recebe um chamado para aventura, um propósito que, em um primeiro momento, ele nega o chamado, mas depois ao encontrar um mentor, ele aceita o chamado e parte para sua aventura em busca de seu propósito, passando por provações e enfrentando inimigos.

A Jornada do Herói foi descrita por Joseph Campbell em seu livro “O herói de mil faces” em 1949. Campbell analisou que o arquétipo do herói está presente em diversas culturas e desde então, os 12 passos da Jornada do Herói vêm sendo usados para construção de narrativas, em peças teatrais, filmes e principalmente no marketing.

George Lucas se baseou na Jornada do Herói para construir a narrativa de Star Wars. Luke Skywalker está em seu mundo quando recebe o chamado para a aventura, recusa o chamado para se tornar um Jedi e salvar o universo, mas encontra seu mentor, Mestre Yoda, que o prepara para enfrentar os inimigos e todas as provações que encontrará em sua jornada.

O sétimo passo na Jornada do Herói é a “Aproximação da caverna profunda” descrito por Campell como o momento de autorreflexão, é aqui que o herói se prepara para uma grande mudança, que ele decide se segue em frente com seu objetivo ou se desiste. Não as provações não acabaram, mas se ele decidir mudar, as recompensas estarão mais próximas.

Se Neymar realmente quer transformar sua história daqui para frente, ele tem que passar por esse momento da “Caverna profunda” buscando uma mudança, ou retorna ao início com um novo propósito.

Ele terá que internalizar o que diz o próprio slogan da campanha: Um novo homem todo dia.

Para isso, a história que ele irá realizar, tem que ser mais forte que a história que ele conta.

Seu STORYDOING tem que ser mais importante do que seu STORYTELLING!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *