Os 7 pecados capitais do Storytelling!

Contar histórias de forma estratégica potencializa suas vendas, seu branding, sua comunicação interna e seu marketing. É uma ferramenta essencial para líderes construir propósitos, comunicar valores e fazer com que aulas, palestras e reuniões se tornam muito mais interessantes.

Antes de transformar tudo em uma história, é importante ficar atento em alguns pontos importantes, nos 7 pecados capitais do Storytelling:

1)Introdução longa demais

Os primeiros 30 segundos de uma história são importantes para conquistar sua audiência. Por isso, uma introdução longa demais fará com que você desperdice seu tempo e corra o risco de sua audiência perder o interesse. Encontre uma abertura forte, empolgante e que deixe sua plateia curiosa.

2) Modo “Profissional Chato”

Para algumas pessoas, dentro do contexto profissional não existe espaço para demonstrar emoções. Então, eles retiram os sentimentos e substituem por jargões corporativos. O que faz uma história memorável é a emoção. Mesmo em uma reunião de apresentação de resultados, a emoção deve estar presente, os dados apresentados fazem parte de um contexto em que pessoas estão envolvidas e esse envolvimento é composto por comportamentos, valores e emoções.

Assim você irá envolver sua audiência, encantar seu público e mover pessoas.

3) Ficar lendo Slides

Um dos maiores pecados em uma apresentação é colocar um texto enorme no Power Point e durante a apresentação ficar lendo o conteúdo. Se é para ficar lendo o que está no slide, entregue o arquivo para seu público. Muita informação no slide, faz com que sua audiência preste mais atenção na tela do que no apresentador.

Você é o comunicador, você é o especialista naquele assunto, as pessoas querem ouvir sua história, o público realmente precisa ouvir você!

4) Pouca preparação

Todo grande apresentador treina, ensaia, treina mais uma vez, ensaia mais uma vez…

Carmine Gallo, um dos maiores especialistas em storytelling, comunicação e palestras no mundo, sugere que um palestrante ensaie no mínimo 10 vezes sua apresentação antes de subir ao palco.

Mas isso não vai tirar minha naturalidade? – Você deve estar se perguntando. Quanto mais você treinar, mais vai dominar o tema e sua apresentação será muito mais natural e empolgante.

5)Ser muito objetivo e técnico

As pessoas se envolvem com a história através dos sentidos e das emoções. Ofereça detalhes sensoriais – “Foi uma noite escura e fria” – Garanta que os detalhes sejam relevantes para sua história. Seja objetivo e claro na sua comunicação e ofereça detalhes que envolvam sua audiência, assim sua comunicação será memorável.

6) Não conhecer sua audiência

Você tem uma história para contar! Seu público quer ouvir sua história? A linguagem que você utiliza faz sentido para esse público?

Conhecer sua audiência, criar empatia, construir conexões com que está te ouvindo, é um dos principais elementos da sua apresentação. A linguagem deve ser adequada ao público, deve ser acessível. É um público jovem ou de mais idade? Minha linguagem tem que ser técnica ou mais simples? O exemplos e analogias que uso, tem relação com realidade do público.

Lembre-se, a responsabilidade do entendimento é do comunicador!

7)Terminar sem terminar

“Então, uh, sim, parece que, nosso tempo acabou, então, uh, acho que vou parar por aqui… … Alguma pergunta?”

Se o início da sua apresentação é fundamental para atrair a atenção da sua audiência, o final é fundamental para que sua comunicação seja memorável! Construa um final forte e poderoso, para que as pessoas se lembrem de você e queiram te ouvir outras vezes.

O mais importante é que para contar boas histórias, você não tem que olhar ao seu redor, para seus amigos ou para seu chefe, você tem que olhar para dentro de você e encontrar suas próprias histórias e usar sua própria voz para impactar o mundo com sua paixão!

Storytelling não é o que fazemos.

Storytelling é o que nós somos.

Você pode entender um pouco mais o que é Storytelling no meu post http://www.estudiodeexcelencia.com.br/o-que-e-storytelling/ 

Ou na minha web série “Senta que lá vem história!” no Youtube https://www.youtube.com/channel/UCEd2Uyqz0nQYccjoeFVL8Cg

Um grande abraço,

Mauricio Duran

(fonte: IDEO)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *