Quando eu era criança sonhava em ser jogador de futebol. Desde pequeno sempre quis ser goleiro. Me interessava mais pelas melhores defesas do que pelos gols da rodada.

Admirava os goleiros Schumacher da Alemanha, Zubizarretta da Espanha, o fantástico goleiro uruguaio Rodolfo Rodrigues, os brasileiros Valdir Peres, Carlos, Leão, Zetti, Tafarel, Marcos e outros. Atualmente gosto de ver jogar Rogério Ceni, Neuer da Alemanha e Buffon da Itália.

Algumas pessoas falam que o Goleiro normalmente é aquele que é um “perna de pau” como jogador de linha e vai para o gol. Acredito que exista algo maior no desejo de ser goleiro. Até porque as pessoas acham que quem quer ser goleiro por escolha própria, tem um pouco de louco.

Pois quem quer ser o jogador que fica levando boladas durante o jogo?

Seus erros podem significar a derrota do seu time, por isso ele não pode errar!

Na maioria dos casos seus acertos garantem a “não derrota”, pois se os outros jogadores não fizerem gol o time não vence.

Por outro lado, em muitas situações seu time pode sair derrotado e ao mesmo tempo o goleiro ser o destaque positivo do jogo. Isso aconteceu comigo na adolescência:

Em um jogo da Liga Juvenil Ribeirãopretana de Futsal, meu time perdeu de 14 a 02 e eu fui o destaque do jogo, inclusive fui chamado para jogar pelo time de Ribeirão Preto nos Jogos Regionais de 1991.

O que aprendi de tudo isso?

SEJA SEMPRE O NÚMERO 01!!!
VOCÊ PODE SER QUEM VOCÊ QUISER!!!
VOCÊ PODE SER O QUE VOCÊ QUISER!!!


 Algumas pessoas irão te chamar de louco, irão te culpar por derrotas, te cobrar e julgar por apenas um único erro! Irão exigir sua PERFEIÇÃO!!!
 
Mas talvez essas pessoas não tenham a coragem que você tem de ser goleiro! De assumir essa responsabilidade!

Talvez elas não te valorizem por você ficar em uma pequena área do campo.

MAS SEM GOLEIRO NINGUÉM JOGA!!!

O goleiro é tão importante que ele tem um treinador somente para ele, tem um uniforme diferente, é único que pode colocar as mãos na bola e tem apenas 1 substituto, especialista na função como ele, no banco de reservas, até porque improvisar um goleiro é muito difícil.

Talvez as pessoas destaquem mais seus erros do que seus acertos!

Mas quando a situação é drástica, um pênalti por exemplo, é nas mãos do goleiro que o time coloca suas expectativas, é nesse momento que você tem a oportunidade de se transformar em herói e ser carregado nos ombros das pessoas que sempre confiaram e acreditaram em você.

Seja você mesmo, acredite no seu potencial, nas suas habilidades, em alguns momentos você vai ser derrotado, aprenda com a derrota e saia dela com a certeza de que você fez o seu melhor.

Aproveite seu “campo de visão privilegiado”, ajude seu time a melhorar. Seja um exemplo!

Em alguns momentos é normal você se sentir sozinho, isolado, mas é nas suas mãos que seu time, seus torcedores, as pessoas que confiam com você... Depositam a esperança, a confiança, a certeza de tudo vai dar certo!

Pois você é o goleiro, é o primeiro jogador na escalação, é o número 1!

SEJA SEMPRE O NÚMERO 01!!!