Já parou para analisar o que faz com que as pessoas desistam de suas metas, sonhos e objetivos. Exatamente isso: falta de foco. Normalmente as pessoas são ótimas em começar algo, mas são péssimas em manter e finalizar algo. Simplesmente por que não possuem o foco necessário, pelo tempo necessário, até que comece aparecer os primeiros resultados.

E isso não é um problema apontado por poucas pessoas, e sim pela grande maioria. Manter o foco por um certo tempo, seja em uma tarefa, é tarefa muito difícil para a maioria das pessoas. O problema é que isso vai gerando uma sensação de ansiedade e de que nada consegue ser atingido. Por que de fato não conseguimos ir muito longe sem um foco necessário.

Compare algo que você faz com foco total e alguma outra coisa que você faz simplesmente no piloto automático e com pouquíssimo foco. Qual é a qualidade final dessas duas coisas? Eu posso garantir que a qualidade das coisas que você produz quando está com o foco direcionado é muito maior.

A falta de foco é um problema e precisa ser combatido. Pois sei que você não quer passar a sua vida inteira iniciado projetos, começando novos objetivos, porem nunca terminando. Apenas se distraindo com coisas novas e corriqueiras que muitas das vezes não vão te levar a lugar nenhum.

DICAS DE COMO AUMENTAR SEU PODER DE FOCO

 

Tenha uma lista de tarefas – Tenha em mãos o que você precisa fazer no seu dia. Suas tarefas, seus compromissos, horários, etc. Todos os dias a noite eu escrevo quais são minhas principais 5 tarefas que preciso fazer no outro dia. Assim eu começo o meu dia já sabendo exatamente onde eu vou colocar meu foco.

Quebre grandes metas em pequenas tarefas – Sei como é difícil continuar por muito temo focado em um projeto que se apresenta ser muito grande. A dica é quebrar esse grande projeto em pequenas partes que são mais fáceis de se administrar. Assim também conseguimos ter uma noção melhor de que estamos progredindo. Pois é muito mais fácil se focar em uma tarefa de 40 minutos, do que em algo que demoraria 3 horas.

Desconecte-se para se concentrar – Essa pode ser a coisa mais difícil para a maioria, ainda mais nos dias de hoje que estamos 24 horas por dia conectados. Então pelo menos tente usar essa dica para tarefas que realmente necessite de um grande foco. Coloque o celular no modo avião, feche todas as abas do navegador, fique sozinho, e assim por diante. Coisas que você levaria um certo tempo para fazer, você pode fazer na metade do tempo.

Acalme sua mente regularmente – Nem preciso dizer que os benefícios da meditação já foram mais do que provados cientificamente. Mas você pode fazer qualquer outra coisa que faça com que sua mente relaxe e se mantenha em um estado tranquilo. Aconselho a meditação, pois é o que eu utilizo diariamente.

Limpe e organize seu ambiente – Se você quer se manter focado por mais tempo e com eficiência, uma das primeiras coisas que deve fazer é organizar e limpar seu ambiente. Tire da sua mesa ou lugar de trabalho tudo aquilo que você não utiliza com frequência. Isso diminui o numero de informação a ser processada pelo seu cérebro durante o período de foco.

Visualize a tarefa antes de começar –  Essa é uma dica que eu nunca vi em lugar nenhum, mas funciona muito bem para mim. É uma espécie de ritual de motivação antes de começar uma tarefa. Eu visualizo o por que eu tenho que fazer aquilo e quais são os resultados a longo prazo que vou ter. Isso faz com que eu fique presente para a tarefa e assim a execute com muito mais foco e propósito. Faço isso em 3 minutos.

Faça pequenas pausas – Entre uma tarefa e outra é importante fazer pausas. Após um certo tempo concentrados, nosso rendimento tende a cair, nosso nível de energia cai. Então é o momento de fazer uma pause de até 15 minutos, para tomar água, alongar o corpo e até dar uma volta.

Evite ao máximo a multitarefa – Já estamos cansados de ouvir que a multitarefa não trás muitos benefícios para o resultado final de uma atividade. Ainda mais para aquelas que necessitam de concentração. Faça uma coisa de cada vez, mesmo que tenha várias coisas para fazer. Elimine uma por vez e colha os melhores resultados.

Treine seu cérebro – O foco é como se fosse um músculo, temos que treina-lo. Se você não treina o seu foco ele atrofia. Comece aos poucos, implementando cada uma dessas dicas. Se precisar adapte as suas necessidades, mas não deixe de treinar diariamente seu poder de foco. Só assim que você irá ver melhoras significativas.

 

Por Hugo Rogrigues - conquisteseuemocional.com.br